Edufac faz doação de 119 livros à Unidade Penitenciária do Quinari

publicado: 27/02/2024 16h32, última modificação: 27/02/2024 16h40
Edufac faz doação de 119 livros à Unidade Penitenciária do Quinari.jpg

A Editora da Ufac (Edufac) fez a doação 119 livros para a Unidade Penitenciária do Quinari, na sexta-feira, 23, no âmbito do projeto de extensão Presídios Leitores, o qual visa ao avanço na política de formação de leitores nos ambientes prisionais e à remição penal através da leitura para reeducandos com bom comportamento. Na ocasião, a unidade inaugurou sua biblioteca com um acervo de aproximadamente 800 livros.

A coordenadora do projeto, Maria José Morais, informou que cada interno pode escolher um livro por mês e, comprovada a leitura, pode reduzir até quatro dias de pena, podendo remir até 48 dias por ano. “Os reeducandos passam de 20 a 30 dias com um livro e depois produzem um texto comprovando o que leram”, disse Maria José. “Nosso trabalho voluntário com o Presídios Leitores é cuidar da validação desses textos e confirmar ao juiz que os internos fizeram a leitura.”

O programa Presídios Leitores, que tem como slogan “A liberdade passa pela leitura”, é realizado numa parceria entre a Ufac, o Instituto Federal do Acre, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, a Academia Acreana de Letras, o Tribunal de Justiça do Acre e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)