Notícias

Pesquisadores da Ufac realizam atividades na Resex Chico Mendes

publicado: 29/02/2024 10h36, última modificação: 29/02/2024 10h36
Pesquisadores da Ufac realizam atividades na Resex Chico Mendes.jpg

Os pesquisadores da Ufac, Alexsande de Oliveira Franco (programa de pós-graduação em Geografia e Unidade de Tecnologia de Alimentos) e Andréa Alechandre da Rocha (Parque Zoobotânico) realizaram, de 16 a 20 de fevereiro, atividades de pesquisa e extensão na reserva extrativista (Resex) Chico Mendes, as quais consistiram em divulgar resultados de análise laboratorial sobre qualidade da água e ministrar oficina sobre geotecnologias. 

Em encontros com moradores dos seringais Porongaba, em Epitaciolândia (AC), Floresta e Boa Vista, em Xapuri (AC), foram explicadas e discutidas análises sobre a qualidade da água consumida na região. “Através desse tipo de pesquisa podemos falar com propriedade dos desafios vinculados à qualidade da água para as comunidades tradicionais e equacionar problemas encontrados”, comentou Alexsande de Oliveira Franco. “Também é possível o fomento de políticas públicas por meio dos resultados alcançados.”

Além disso, a professora Andréa Alechandre da Rocha realizou capacitação com moradores do seringal Porongaba sobre o mapeamento das colocações. “Eles gostaram das atividades, que continuarão em curso no ano de 2024”, disse ela.

A realização de pesquisa e extensão na Resex Chico Mendes teve apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).