Professora da Ufac recebe Cruz do Mérito da Amazônia

publicado: 22/04/2024 11h36, última modificação: 23/04/2024 06h23
Professora da Ufac receber a Cruz do Mérito da Amazônia .jpg

A Professora da Ufac, Almecina Balbino Ferreira, foi indicada para receber a honraria da Cruz do Mérito da Amazônia, no Grau Dama Comendadora. Esta distinção foi deliberada pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, após um processo criterioso de análise documental, pesquisa pública e Sessão Ordinária do Conselho.

A entrega dessa homenagem será durante o evento Ícones da Amazônia - 2024, que acontece no dia 29 de junho de 2024, em Rio Branco. Almecina Ferreira será reconhecida por sua contribuição no Herbário do Parque Zoobotânico (PZ) no qual atua como curadora, especialmente em relação aos feitos relacionados à região amazônica.

O herbário desempenha um papel crucial ao abrigar e documentar a biodiversidade vegetal e fúngica da Amazônia Brasileira, especialmente do Acre. Ele fornece informações essenciais sobre as características das espécies vegetais da região, fundamentais para estudos botânicos taxonômicos e florísticos.

A homenagem é um testemunho do reconhecimento da relevância do trabalho e do legado de Almecina Balbino Ferreira, cujas realizações têm impactado positivamente a comunidade acadêmica. “O meu sentimento com a honraria foi de gratidão, com muito esforço e dedicação somos capazes de atingir nossos objetivos, pesquisar sobre a biodiversidade Amazônica é contribuir com a formação de recursos humanos, que são nossos estudantes de graduação e Pós-graduação.” Disse.

O Prêmio representa o reconhecimento do compromisso educacional, de ensino e extensão dos grupos de pesquisa Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e Herbário UFAC/PZ. Essa homenagem é um tributo ao compromisso e liderança que inspiram estudantes, pesquisadores e técnicos não só na Ufac, mas em todo o Brasil.

A Cruz do Mérito da Amazônia é um reconhecimento significativo concedido a indivíduos que se destacam em promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental, e o avanço do conhecimento e da cultura na Amazônia.

“Receber o Prêmio é uma grande conquista e fonte de orgulho não apenas para mim, mas para toda a comunidade acadêmica, especialmente para nosso grupo de pesquisa, onde colaboro com a professora Marilene Lima, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação”, explicou Almecina.

“Esse reconhecimento reafirma nosso compromisso, assim como o da instituição, em oferecer educação de qualidade e formar profissionais engajados na preservação ambiental”.