Reitora lança plataforma de livros digitais da Biblioteca Central

publicado: 06/02/2024 15h24, última modificação: 07/02/2024 09h09
minha-biblioteca-materia.png

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da solenidade de lançamento da nova plataforma de assinatura de livros digitais da universidade, a Minha Biblioteca. A partir de agora, servidores e estudantes podem acessá-la, tendo disponível mais de 10 mil títulos, com atualização mensal. O evento ocorreu nesta terça-feira, 6, na Biblioteca
Central, campus-sede.

A Minha Biblioteca é uma solução para fornecimento de e-books, assinada com recursos próprios da Ufac, com investimentos anuais de R$ 458 mil. O valor está diretamente relacionado ao número de usuários com acesso à plataforma, que possui acervo atual nas áreas de ciências jurídicas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas, saúde, medicina, ciências pedagógicas, letras e arte, contando com obras de 16 grandes editoras acadêmicas.

“Estamos colocando a Ufac no futuro. Essa é a maior e melhor plataforma de e-books do Brasil, com acervo em todas as áreas do conhecimento atendidas pelos cursos de graduação e pós-graduação da universidade”, disse Guida Aquino. “Nosso compromisso é democratizar o conhecimento, com acesso de milhares de estudantes da graduação e da pós-graduação da Ufac numa mesma plataforma de conteúdo acadêmico.”

O recurso pode ser acessado online ou offline por professores, estudantes e, em breve, técnico-administrativos, tanto no campus-sede, em Rio Branco, quanto no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. O acesso está disponível no Portal do Aluno ou no Portal do Professor, seguindo o caminho para “Links Externos > Minha Biblioteca”.
A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, disse que decorreram dois anos desde o início do processo até o momento de lançamento da plataforma. “Quem lida
com orçamento público sabe que existe uma série de regras e normas que devemos seguir. Nesse tempo, consultamos várias plataformas até chegar à melhor para atender nossos cursos. Esse acervo vem para somar com o nosso acervo físico e contribuir com a qualidade de formação dos nossos alunos.”

Também participaram da mesa de honra no lançamento a pró-reitora de Pesquisa e Pós- Graduação, Margarida Lima Carvalho; a diretora da Biblioteca Central, Alanna Figueiredo; e a presidente do Diretório Central dos Estudantes, Ingrid Maia.
(Ascom/Ufac)