Reitora recebe visita de medalhistas paraolímpicos da Ufac

publicado: 04/03/2024 10h04, última modificação: 04/03/2024 10h26
Reitora recebe atletas que participaram de competição paraolímpica.jpg

A reitora Guida Aquino recebeu os atletas paraolímpicos da Ufac que participaram do Meeting Paralímpico-2024, realizado no sábado, 24, na escola Sesi. O evento ocorreu pela primeira vez no Acre e foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo com cerca de 50 atletas da capital e do interior do Estado com idade a partir de 7 anos. A visita ocorreu na terça-feira, 27, na sala da Pró-Reitoria de Planejamento, campus-sede.

Os atletas conquistaram 57 medalhas, sendo 26 de atletismo, 21 de natação e 10 de bocha. No ano passado, a Ufac conquistou o 5º lugar geral nas paraolimpíadas universitárias no Nordeste, com sete atletas do Clube Paralímpico Acreano ganhando medalhas em bocha e natação; 17 atletas acreanos participaram.

Essas competições integram o Meeting a partir de 2024, juntamente com as Paralimpíadas Militares e as disputas de atletismo, natação e halterofilismo, organizadas pela Diretoria de Alto Rendimento. Foram 81 atletas do Acre, Amazonas e Rio de Janeiro, com provas de atletismo, natação e bocha.

O evento também passará por todas as capitais brasileiras, com novos formatos e mais modalidades. O Meeting visa desenvolver o paradesporto em todo o país. O Centro de Referências Paraolímpico da Ufac tem como objetivo promover inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência, oferecendo atendimentos gratuitos e serviços especializados. Os atendimentos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e estão abertos a todos os interessados.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)