Reitora visita programa de inclusão feminina Futuras Cientistas

publicado: 07/02/2024 16h30, última modificação: 08/02/2024 08h43
meninas cinetistas.png

A reitora da Ufac, Guida Aquino, visitou o programa Futuras Cientistas, no laboratório do projeto Núcleo Avançado de Empreendedorismo e Tecnologia do Acre (Nave Tech-AC), na Biblioteca Central, campus-sede. Durante a visita, que ocorreu nesta quarta-feira, 7, Guida ouviu a exposição de três das cinco participantes do programa e ainda de uma monitora, aluna de graduação em Sistemas de Informação.

O programa ocorre em âmbito nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e promove uma imersão científica para meninas e professoras de escolas públicas para incentivá-las a entrar nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Na Ufac, cinco estudantes participaram da Imersão Científica-2024, voltada para a área de tecnologia da informação.

Guida ressaltou a dedicação e a excelência dos professores envolvidos. “É papel crucial introduzir estudantes do ensino médio ao ambiente universitário. Isso não apenas exemplifica o que a extensão universitária representa — trazer a comunidade para dentro da universidade e vice-versa — mas também enfatiza o compromisso da
instituição em oferecer um retorno social, por meio de uma educação de qualidade.”

Ela também abordou a importância da inclusão feminina na ciência e na tecnologia, enfatizando que as mulheres devem ocupar todos os espaços que desejarem, inclusive áreas tradicionalmente dominadas por homens, como as engenharias e a agronomia. “Isso é uma questão de seguir seus sonhos com dedicação e competência, pois o sucesso é alcançado através do nosso próprio esforço. O programa Futuras Cientistas é vital para garantir que essas jovens não desistam de buscar o ensino superior.”

Conforme a coordenadora do programa, Laura Sarkis, essa iniciativa é parte do esforço nacional para promover a inclusão feminina nas ciências exatas, com foco específico na computação. “Onde observamos uma participação feminina significativamente baixa. Em nosso curso de Sistemas de Informação, por exemplo, de 51 alunos, apenas de cinco a sete são mulheres, o que pode ser reflexo de um desconhecimento sobre o curso ou um receio em relação às disciplinas exatas.”

Atualmente em Rio Branco, o programa aceita alunas do 2º ano do ensino médio de escolas estaduais, oferecendo cinco vagas devido a restrições de planejamento. “As atividades incluem uma imersão de 30 dias, dividida entre aprendizado teórico remoto e prática presencial, abordando ferramentas como Canva e Python, enfatizando a importância da acessibilidade e ética em projetos de TI [tecnologia da informação]”, concluiu Laura, ressaltando a necessidade de expandir a oferta e o alcance do programa.

A Imersão Científica-2024 ocorreu no laboratório do projeto Nave Tech-AC e foi voltada para a área de TI, com cursos e palestras sobre desenvolvimento web e programação. Para a participante Graziela Rebouças, o programa reforçou sua decisão de seguir nessa área. “A oportunidade de conhecer projetos existentes na universidade e visitar um laboratório equipado com computadores foi emocionante. Até minha mãe, que inicialmente tinha suas dúvidas, se sentiu encorajada ao ver o ambiente e as oportunidades que eu desejava explorar”, disse. “Estou decidida a seguir carreira em TI, com um interesse particular em engenharia de software ou ciência da computação.”

Também participaram da visita representantes de pró-reitorias e demais membros da administração superior.