Ufac discute com sociedade civil transformação da Fundhacre em HU

publicado: 05/03/2024 19h34, última modificação: 06/03/2024 08h31
Ufac discute com sociedade civil transformação da Fundhacre em HU.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou de reunião com o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elenilson Souza, membros do Movimento de Apoio ao Hospital Universitário (HU) do Acre e de entidades da sociedade civil organizada da área da saúde pública para apresentação da proposta que visa transformar a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) no HU, sob a gerência do governo federal. O encontro ocorreu nessa segunda-feira, 4, no auditório Pedro Martinello, campus-sede.

A proposta de conversão da Fundhacre no HU foi apresentada no fim de janeiro em reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, com o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli (PP), e com a deputada federal Socorro Neri (PP-AC). A proposta teve como base o resultado do relatório produzido pela equipe da Ebserh, quando da visita ao Acre, e em dados do Ministério da Saúde.

Dentre outros pontos da proposta que foram detalhados na reunião, Guida Aquino abordou o desafio de aumentar a quantidade de leitos hospitalares e a decisão de não construir um novo hospital, mas sim de aproveitar e expandir a estrutura de um existente. “A decisão visa otimizar recursos e melhorar a eficiência dos serviços de saúde”, ponderou Guida. “Essa transformação é crucial para elevar a qualidade dos serviços do SUS e fortalecer a educação e a pesquisa médica no Estado.”

Ufac discute com sociedade civil transformação da Fundhacre em HU (1).jpg

A reitora explicou ainda o processo de conversão da Fundhacre em HU, que inclui a transferência de propriedade para a Ufac e a gestão pela Ebserh, destacando a necessidade de uma lei estadual para formalizar a doação da fundação à universidade. “A gestão pela Ebserh promete elevar os padrões de atendimento hospitalar, refletindo diretamente na qualidade da formação médica.”

Com a conversão da Fundhacre em HU, o hospital contará com os benefícios de um hospital federal gerenciado pela Ebserh, o qual abrigará, além de atendimento especializado, pesquisas na área de saúde e uma rede interligada de informações com todo o Brasil, que abrange 41 hospitais universitários.

Também foram discutidos os recursos da ordem de R$ 50 milhões, garantidos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que devem ser investidos na compra de equipamentos novos e modernos, além da readequação do espaço físico da Fundhacre. No encontro, representantes de entidades da sociedade civil organizada tiveram a oportunidade de apresentar necessidades, preocupações e discutir a conversão da Fundhacre no HU da Ufac.

Participaram da reunião membros do Movimento em Defesa das Pessoas com Fibromialgia e Lúpus; o coordenador do Movimento de Apoio ao HU do Acre, Osvaldo Leal, além de associações de servidores e usuários da área de saúde pública.