Notícias

Ufac inaugura laboratório de estudos geopolíticos sobre a Amazônia

publicado: 01/03/2024 10h29, última modificação: 01/03/2024 14h41
Ufac inaugura Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal.jpg

A Ufac inaugurou o Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal), um observatório que reúne pesquisadores das áreas de ciência política, sociologia, comunicação e direito de instituições de ensino superior da Amazônia Legal brasileira. A solenidade de inauguração ocorreu nessa quinta-feira, 29, no Órgão dos Colegiados Superiores, campus-sede.

O Legal funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas. Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil. 

A coordenadora do projeto no Acre, professora Luci Teston, explicou que o principal objetivo do laboratório é produzir conhecimento sobre a realidade política dos Estados da Amazônia Legal, por meio de análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas, além de capacitar estudantes através de treinamentos. “Há, ainda, no horizonte, a formação pedagógica de populações locais quanto à prática da cidadania, especificamente no que traz de aprendizado em torno da convivência plural, debate crítico e tolerância social”, acrescentou. 

Essa iniciativa é coordenada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e recebe suporte do Instituto Clima e Sociedade. O projeto é financiado por emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal Leo de Brito (PT), no valor de R$ 1.205,613.