Ufac lança plataforma de livros digitais para comunidade acadêmica

publicado: 05/02/2024 16h02, última modificação: 05/02/2024 16h04
minha-biblioteca.png

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Biblioteca Central, da Ufac, adquiriram a assinatura da plataforma de livros digitais Minha Biblioteca, que será lançada nesta terça-feira, 6, às 9h, em solenidade no hall da Biblioteca Central, campus-sede. A plataforma permite a renovação anual da assinatura e aquisições pontuais de obras
físicas e se junta a outras já assinadas, como Target GedWeb e Saraiva Jur.

A Minha Biblioteca é uma solução para fornecimento de e-books adquiridos com recursos próprios da universidade. Possui mais de 10 mil títulos atualizados nas áreas de ciências jurídicas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas, saúde, medicina, ciências pedagógicas, letras e arte. Conta com obras de 16 grandes editoras sob 12 selos editoriais.

Também se destaca por suas funcionalidades avançadas, permitindo acesso online e off-line aos usuários, além de incorporar recursos de acessibilidade e outras ferramentas essenciais para o suporte à pesquisa, ao ensino e ao aprendizado.

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, ressaltou a importância estratégica da aquisição. “A Ufac se compromete com a democratização do conhecimento ao disponibilizar um vasto acervo digital acessível a todos os seus estudantes e professores.

Este é um marco na história da nossa universidade, alinhando uso eficiente de recursos tecnológicos e orçamentários à expansão qualitativa do nosso acervo bibliográfico.”

A diretora da biblioteca, Alanna Figueiredo, destacou a importância da plataforma para a Ufac. “Esta inovação não só contribui positivamente para a avaliação institucional junto ao MEC como também representa um passo significativo na redução de custos operacionais e na prevenção da evasão estudantil, ao oferecer um acervo constantemente atualizado e de fácil acesso.”

Alana explicou ainda que a Ufac não pretende acabar com o acervo de livros físicos. “Queremos, sim, complementar o que já temos disponível, com atualização constante de
obras, em suporte digital.”