Ufac participa de ranking sobre sustentabilidade ambiental

publicado: 28/02/2024 15h55, última modificação: 28/02/2024 16h08
Ufac participa de ranking sobre sustentabilidade ambiental nos campi.jpg

O engenheiro florestal da Prefeitura do Campus, Harley Silva, apresentou dados da participação da Ufac no Ranking Mundial de Universidades UI GreenMetric-2023, uma classificação sobre campus verde e sustentabilidade ambiental criada pela Universidade da Indonésia (UI). A Ufac obteve o 2º lugar entre quatro participantes regionais e o 32º lugar nacional. A exposição ocorreu nessa terça-feira, 27, no gabinete da Reitoria.

Harley Silva foi o profissional responsável pela pesquisa, que teve como base seis eixos de avaliação: ambiente e infraestrutura, energia e resíduos, mudanças climáticas, água, transporte, ensino e pesquisa. Foram considerados o campus-sede e o campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com a aplicação de um questionário, visitas a setores-chave da instituição e compilação dos dados.

A reitora Guida Aquino considerou a iniciativa do servidor importante para nortear ações futuras da universidade para torná-la mais sustentável. Segundo Silva, foi possível traçar um quadro dos esforços de sustentabilidade desenvolvidos na Ufac, o que funciona como um instrumento de autoavaliação institucional nessa área.

“Como a avaliação aborda eixos temáticos com diferentes indicadores, podemos visualizar aqueles em que o desempenho se deu abaixo do esperado e focar esforços e ações para melhorá-los nos anos seguintes”, ponderou Silva. “Para que isso ocorra, são necessários o desenvolvimento e a implementação de uma política de sustentabilidade nos campi.”

Leia mais: Projeto Recicla Ufac contabiliza coleta de 2 t de garrafas PET