Ufac promove o evento Abril da Internacionalização

publicado: 25/04/2024 14h38, última modificação: 28/04/2024 11h34
Ufac promove o evento Abril da Internacionalização de promoção à pesquisa e a mobilidade acadêmica.jpg

O evento Abril da Internacionalização começou na segunda-feira, 22, e vai até sexta-feira, 26, no Bloco do doutorado do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e no Parque Zoobotânico. A ação é realizada por meio do termo de cooperação técnica com universidades internacionais e apresenta pesquisas, além de compartilhamento de informações cine tíficas entre três instituições como MontGomery Botanical Center (Flórida-EUA) Universidade de Copenhagen-Dinamarca e Royal Botanic Gardens e Kew de Londres, capital do Reino Unido.

Essa ação de internacionalização é um processo de esforço mútuo na construção do desenvolvimento científico e de mobilidade acadêmica. Tem como objetivo alcançar a excelência no ensino, pesquisa e outras atividades que as universidades realizam como parte de sua função.

“A educação internacionalizada, portanto, é importante para a plena formação da personalidade científica e favorece a compreensão mútua científica entre as instituições”, explicou a organizadora do evento, Almecina Balbino.

O evento começou com a disciplina intitulada: Fundamentos da informática para Biodiversidade, ministrada pelo professor Matheus Colli-Silva (Kew - Londres) e pela profressora Almecina Balbino (CCBN-Ufac), com o objetivo de capacitar os alunos para compreender, aplicar e explorar os princípios da Informática para Biodiversidade, visando a utilização eficaz de técnicas computacionais na análise e gestão de dados biológicos para pesquisas científicas e conservação ambiental.

Ufac promove o evento Abril da Internacionalização de promoção à pesquisa e a mobilidade acadêmica (2).jpg

A equipe do Montgomery Botanical Center é composta por: Joanna M. Tucker Lima, Michael A. Calonje e Larry R. Noblick. Eles realizaram expedição botânica entre os dias 15 a 22 de abril, com objetivo de coletar amostras botânicas de espécies de palmeiras e cicadáceas nativas do Acre para aumentar a representação delas nos acervos de herbários do Acre e Brasil, dando atenção especial às espécies pouco representadas ou ausentes nos herbários, contribuindo para o enriquecimento destes acervos, bem como com a ampliação do conhecimento sobre a distribuição das espécies colhidas e o levantamento florístico da região;

A estudante da Universidade de Copenhagen, Elise Victoria Bezzelt Kidmose e a Professora Almecina Balbino

A estudante da Universidade de Copenhagen, Elise Victoria Bezzelt Kidmose, está desenvolvendo uma pesquisa no Herbário Ufac. O projeto propõe a utilização de bactéria do solo Rhizobium rhizogenes. Com impactos na comunidade acadêmica e sociedade local, o método não transgênico oferece vantagens como resistência a estresses, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e inovadoras.

Além das pesquisas realizadas, também ocorre o ciclo de palestra no Parque Zoobotânico para divulgar as pesquisas para os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

São parceiros no projeto o Herbário e o Laboratório de Sementes Florestais (Lasfac) do Parque Zoobotânico, o Centro de Ciências Biológicas e da natureza (CCBN), o Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV ), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA-Acre) e o Grupo de Pesquisa (Panc-Ufac).