Notícias
Enanpoll redefine rotas de pesquisa e PPGs em linguística e literatura

A Ufac sediou, de 1 a 3 de outubro, o 39º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Enanpoll), deslocando o eixo dos grandes eventos acadêmicos e inscrevendo-o na Amazônia Sul-Ocidental. O evento reuniu centenas de pesquisadores, grupos de trabalho e ações culturais.
“Nós tivemos 1.152 participantes inscritos oriundos de todas as regiões e Estados brasileiros. Isso demonstra que a comunidade acadêmica da área atendeu ao chamado para se reunir no Acre e fazer desse encontro dias intensos de trocas e diálogo na construção e consolidação de políticas para a pós-graduação que sejam mais sensíveis e diversas em um país de dimensões continentais”, comentou o coordenador-geral do encontro, Gerson Albuquerque, que recebeu Moção de Aplauso por sua atuação como presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll)
Confira galeria de fotos do 39º Enanpoll
A pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dircel Kailer, que compõe o Conselho Deliberativo da Anpoll, enfatizou o acolhimento, os debates, além dos sabores da culinária local. “Fomos acolhidos pela força e pela beleza das vozes indígenas, que cantaram, tocaram e nos emocionaram. Tivemos ainda a alegria de experimentar a culinária local, com o saboroso quibe de arroz, moqueca de filhote, tambaqui assado e a tradicional baixaria, que tornaram a experiência ainda mais memorável.” Ela ainda elogiou a presidência da Anpoll pelo “encontro inesquecível na bela Universidade Federal do Acre”.
O também membro do Conselho Deliberativo, Frederico Garcia Fernandes (UEL), e membro do Grupo de Trabalho do Ética na Pesquisa e a Integridade Científica do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, pontuou a estreia da região Norte como sede da Anpoll.
“O 39º Enanpoll foi um marco para a área de letras e linguística. Além da estreia da região Norte como sede da Anpoll, esse encontro será lembrado pela integração entre povos originários e da floresta com pesquisadores das mais diferentes regiões brasileiras, o que sinaliza para práticas científicas inovadoras. A diretoria da Anpoll está de parabéns pela impecável organização do evento e pelo movimento de integração, necessário neste país”, afirmou Fernandes.
Já o coordenador da área de linguística e literatura da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), José Magalhães, compreendeu que o 39º Enanpoll se consolidou como um evento memorável e um encontro histórico. “Nestes tempos em que as interações se tornam cada vez mais efêmeras e bons sentimentos frequentemente se perdem na aridez e na superficialidade das redes virtuais, pouca coisa consegue firmar-se de modo duradouro na memória coletiva. No contrafluxo desta corrente, o Enanpoll Amazônia não apenas inscreveu-se na história, como também permanecerá na lembrança daqueles que participaram e contribuíram para a concretização deste evento ímpar.”
Leia mais sobre o evento no site da Anpoll:
Anpoll Integra premia os melhores pôsteres do 39º Enanpoll
Nova diretoria da Anpoll é eleita para o biênio 2025-2027
Fórum de Editores da Anpoll se reúne no Acre e lança Carta de Rio Branco