Notícias
Alunos de Agronomia de CZS fazem visitas técnicas em municípios

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica, do campus Floresta da Ufac, em Cruzeiro do Sul (AC), fizeram visitas técnicas para conhecer inovações e práticas aplicadas no âmbito da disciplina Sistemas Agroflorestais (SAFs), com atividades em Rio Branco, Senador Guimard (AC), Nova Califórnia (RO) e Acrelândia (AC). A expedição ocorreu de 18 a 21 de setembro.
Na capital, os alunos visitaram o Viveiro da Floresta e o Laboratório de Biotecnologia Rio Branco Biofábrica, com apoio de servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Em Senador Guiomard, eles visitaram a propriedade de João Evangelista Ferreira, observando os sistemas consolidados de cultivo que integram cupuaçu e cacau com espécies florestais, como seringueira, andiroba, teca e castanheira; foram acompanhados pelos professores Givanildo Pereira e Marco Antônio Amaro.
No distrito de Nova California e no município de Acrelândia, o roteiro incluiu a apresentação de iniciativas de implementação de SAFs, como o projeto de larga escala da empresa Belterra. Além disso, houve visitas a pequenos produtores de Acrelândia, que desenvolvem arranjos produtivos focados nas culturas da banana e do cacau. Essas ações integram a Rota do Cacau no Acre, liderada pelo chefe da Divisão de Produção Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Marcos Rocha.
Para os estudantes Deivson, Denise, Elane e Gilcimar, a experiência foi muito positiva. Eles relataram satisfação com a oportunidade e destacaram que observar essas iniciativas na prática irá potencializar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Sistemas Agroflorestais.
A excursão foi viabilizada pela Subprefeitura do Campus Floresta, que garantiu o apoio logístico para o deslocamento, e pela Prefeitura do Campus, na sede, que assegurou o alojamento dos acadêmicos no Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (Caainam). O patrocínio da atividade foi consolidado pelo auxílio para atividades de campo de longa distância, fomentado pela Pró-Reitoria de Graduação, através do edital n.º 30/2025.