Notícias
Alunos do CAp participam de oficina na Escola de Música do AC

Estudantes do pré-escolar 2 e do ensino fundamental do Colégio de Aplicação (CAp) da Ufac participaram de oficina na Escola de Música do Acre (Emac), na sexta-feira, 1, no âmbito de um projeto de extensão, idealizado pelas professoras Amanda Graciele e Mirian Souza, que promove vivências práticas com música, dança, artes cênicas e visuais.
A iniciativa é resultado de parceria entre o CAp, a Emac, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac e o Instituto Estrela Altaneira. A professora da Emac, Fernanda Gadelha, conduziu a oficina. “É uma alternativa bem legal da parte dela [Amanda Graciele] e de todos os envolvidos”, disse Fernanda. “Eu vim fazer essa participação na música, com a forma lúdica de ensinar os elementos que muitas vezes são complexos, de ritmo, leitura, coordenação motora, os quais são trabalhados na brincadeira.”
Amanda Graciele lembrou a infância na idealização do projeto. “Eu pensei muito na minha experiência quando eu era criança, porque os momentos mais significativos na minha formação na escola foram aqueles em que estive em projetos”, contou. “Então, além de ficar na memória, isso traz uma experiência extra ao fazer algo diferente, dando aos alunos o direito de ter acesso a uma arte de qualidade.”
Também idealizadora do projeto, Mirian Souza destacou a necessidade de levar os estudantes à prática escolar. “O projeto tem o objetivo de tirar os alunos do contexto da teoria e proporcionar um momento de prática com as diferentes linguagens artísticas. E é muito importante para as crianças que elas tenham esse contato e conheçam os diferentes espaços culturais e artísticos da nossa cidade.”
(Tales Gabriel, estagiário Ascom/Ufac)