Notícias

Alunos do CAp recebem certificados por participação em olimpíada

publicado: 21/03/2025 10h49, última modificação: 21/03/2025 10h49
Alunos do CAp recebem certificados por participação em olimpíada.jpg

O Colégio Aplicação (CAp) da Ufac realizou, na quarta-feira, 19, a entrega de certificados aos estudantes que participaram da 1ª Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Obereri), cujo objetivo é promover o conhecimento e a valorização das tradições culturais, histórias e conhecimentos das comunidades tradicionais e dos povos originários.

O CAp conquistou a 30ª posição entre 342 escolas finalistas, o que fez com que o colégio conquistasse o selo Escola Antirracista e certificados para os alunos participantes.

O diretor do CAp, Cleilton França, destacou a relevância do colégio para a educação básica e para o estímulo à pesquisa. “Desenvolver esse trabalho aqui é bom tanto para o CAp quanto para a universidade. Receber esse certificado de Escola Antirracista é importante por conta da luta a favor dos direitos das pessoas que são consideradas excluídas pela sociedade ou inviabilizadas.”

Para a professora de História e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, da Ufac, Flávia Rocha, o CAp obteve uma excelente colocação na olímpiada. “Eu faço parte da equipe organizadora desse evento e é muito gratificante ter uma escola do meu Estado que chegou até a final e ficou bem colocada, pois eram centenas de escolas”, disse.

A aluna do CAp, Ayume Sá, ressaltou sua participação contra o racismo. “Eu comecei a participar do projeto espontaneamente, me interessei pelo combate ao racismo. Tenho um prazer muito grande e uma gratidão por ter participado.”