Pesquisa
Artigo aborda interação de elementos de terras raras com DNA

O professor Carlos Henrique Moreira Lima, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac, publicou, em coautoria e em inglês, artigo no “Beilstein: Journal of Nanotechnology”. O trabalho trata da interação de elementos de terras raras com o DNA, trazendo novas perspectivas para o desenvolvimento de fármacos anticancerígenos.
Por meio de técnicas avançadas, como pinças ópticas e microscopia de força atômica, o estudo investiga a forma como os elementos de terras raras —íterbio, neodímio e érbio— interagem com a dupla hélice do DNA. Segundo Moreira Lima, os resultados mostram que esses elementos apresentam alta afinidade de ligação ao DNA, podendo induzir sua compactação, um efeito relevante para aplicações em quimioterapia e terapias gênicas.
“Essas descobertas reforçam o potencial das terras raras no desenvolvimento de novos fármacos com maior eficácia e menos efeitos colaterais”, ponderou Moreira Lima. “Além de sua relevância científica global, esse estudo também é significativo para a Ufac e a região Norte, pois demonstra como pesquisas desenvolvidas em nossa instituição podem contribuir para áreas estratégicas da ciência, incluindo saúde e nanotecnologia aplicada à medicina.”