Notícias
Cartilha aborda conhecimento tradicional sobre ginecologia

O programa de extensão Samaúma Vivificante: o Bem Viver e a Educação Feminina De(s)colonial, da Ufac, publicou a cartilha “Filhas e Curas: Cartilha Educacional de Ginecologia (Des)colonial” (Edufac, 2024, 36 p.), disponível para download gratuito.
A cartilha foi organizada pela professora Marina Vieira de Carvalho e resultou de oficinas do projeto Ginecologia De(s)colonial Filhas e Curas, ministradas pela parteira Maria Zenaide de Souza Carvalho, que assina a autoria da cartilha com Alonita Martinha da Silva. O material reúne experiências e conhecimentos tradicionais compartilhados ao longo das oficinas realizadas, abordando desde fisiologia e anatomia do corpo humano até práticas de cuidado inspiradas nos saberes das comunidades.
“Nós procuramos mulheres que definimos como ‘samaúmas’, que seriam mulheres de conhecimentos e atuações notórias em saberes situados no contexto amazônico acreano”, disse a coordenadora do projeto, Marina Vieira de Carvalho. “O material é voltado às principais vítimas de feminicídio, que são as mulheres com vulnerabilidade socioeconômica, com recorte étnico-racial; mulheres negras, indígenas, afro-indígenas, camponesas e que, ao mesmo tempo, tenham como preocupação constante a prática de defesa da Amazonia.”
(Tales Gabriel, estagiário Ascom/Ufac)