Notícias

Edital da Ufac regulamenta seleção exclusiva para Medicina

publicado: 07/02/2025 12h25, última modificação: 08/02/2025 10h59
Edital da Ufac regulamenta seleção exclusiva para Medicina.jpg

A Ufac anunciou, na manhã desta sexta-feira, 7, em coletiva de imprensa realizada no gabinete da Reitoria, campus-sede, o lançamento do edital para o processo seletivo simplificado do curso de Medicina, referente aos semestres letivos de 2025. O edital mantém o uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e a política do bônus regional, cuja manutenção, aprovada em 2018 pelo Conselho Universitário (Consu), foi um dos pilares para a decisão de realizar uma seleção independente do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A reitora Guida Aquino enfatizou o esforço para garantir que o bônus regional fosse mantido, mesmo após desafios enfrentados no final de 2024. “Levamos a proposta ao Consu porque acreditamos que essa política corrige desigualdades e fixa profissionais na região. Hoje, temos quase 60% dos estudantes de Medicina formados aqui no Estado, o que demonstra o impacto positivo dessa medida.”

Atualização (08/02/2025): O edital foi publicado e pode ser acessado no link: Edital Prograd nº 07/2025. Com 80 vagas ofertadas, sendo 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo; o processo seletivo será realizado através do novo sistema próprio da Ufac, o Sistema de Seleções Ufac. As inscrições estarão abertas de 10 a 14 de fevereiro e a primeira chamada será divulgada no dia 17 do mesmo mês.

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, detalhou o funcionamento do sistema. “Os candidatos deverão preencher os dados no sistema, que puxará as notas do Enem-2024 e aplicará os pesos definidos por área. Para quem atende aos critérios do bônus regional, será acrescentado 15% à média final. É importante destacar que o bônus é válido para candidatos que cursaram o ensino médio no Acre e em municípios da fronteira, como Guajará e Boca do Acre (AM), além de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã (RO).”

O edital traz ainda a distribuição das vagas entre ampla concorrência e cotas, conforme a lei n.º 12.711/2012. “Das 40 vagas de cada semestre, 50% são reservadas para cotas e as demais destinadas à ampla concorrência, respeitando todas as modalidades previstas em lei”, complementou Ednaceli.

A Ufac também avalia a possibilidade de expandir o uso do sistema próprio de seleção para todos os cursos de graduação a partir de 2026, substituindo o atual modelo via Sisu. Segundo Ednaceli, a proposta será apresentada ao Consu ainda este ano.