Notícias

Encontro de médicos debate atenção primária à saúde de Rio Branco

publicado: 13/02/2025 16h53, última modificação: 13/02/2025 16h53
medicos.jpg

A Ufac, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) promoveram o Encontro de Médicos da Atenção Primária de Rio Branco, para abordar temas como diabetes, hipertensão na gestação e teste rápido de dengue. Além disso, o evento, que ocorreu nessa quarta-feira, 12, no Bloco da Saúde, campus-sede, discutiu estratégias para fortalecer a prevenção de doenças e melhorar os indicadores de saúde na capital.

A iniciativa está alinhada aos Programas de Provimento de Profissionais de Saúde e Mais Médicos, do Ministério da Saúde (MS), que levam profissionais para áreas prioritárias, remotas e vulneráveis. A Ufac é a instituição responsável por supervisionar os programas na região, tendo a professora Andréia Moreira de Andrade como apoiadora Institucional do Ministério da Educação.

Ao final do encontro, os participantes reforçaram a necessidade de continuar os esforços para combater as arboviroses —doenças infecciosas causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos— no Estado, além de melhorar a assistência à saúde pública, especialmente para gestantes, lactantes e bebês. A expectativa é que, com essas medidas, os indicadores de saúde no município melhorem nos próximos anos.

Estiveram presentes no evento representantes do MP-AC, do Distrito Sanitário Especial Indígena, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, da Superintendência do MS, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (MS) e da Força Nacional do SUS.