Notícias

Pesquisadoras da Ufac aprovam projeto em edital do CNPq

publicado: 03/11/2025 11h26, última modificação: 03/11/2025 11h28
pesquisadoras da Ufac aprovam projeto em edital do CNPq-folder.jpg

As professoras da Ufac, Almecina Balbino Ferreira, Marilene Santos de Lima e Berenice Kussumoto de Alcântara da Silva, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, tiveram projeto aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa Conhecimento Brasil: Atração e Fixação de Talentos.

O projeto — que se intitula “Transformação via ‘Rhizobium rhizogenes’ para Aumento da Produção de Compostos Medicinais, Nutricionais e Tolerância ao Estresse em Espécies Amazônicas: Estudos de Caso com ‘Uncaria tomentosa’, ‘Alternanthera sessilis’ e ‘Bertholletia excelsa’” — recebeu aprovação no valor de R$ 1.088.999,84, o que permitirá a compra de equipamentos e a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para alunos de graduação.

O pesquisador-colaborador da Universidade de Copenhague (Dinamarca), Bruno Trevenzoli Favero, será o coordenador da iniciativa, atuando por quatro anos na Ufac em cooperação com grupos de pesquisa da instituição. “A chegada de um pesquisador de renome internacional fortalece nossos laboratórios, amplia as possibilidades de formação de novos cientistas e coloca a Ufac em destaque no cenário da pesquisa amazônica”, disse Almecina Balbino Ferreira.

Os grupos têm foco no desenvolvimento de pesquisa de ponta em biotecnologia aplicada à biodiversidade amazônica, com ênfase na produção de compostos medicinais e nutricionais de espécies nativas, além do estudo da tolerância ao estresse vegetal. A proposta conta ainda com a parceria do professor do Instituto Federal do Acre, Matheus Matos do Nascimento, do campus de Sena Madureira.