Notícias

Podcast da Ufac discute saúde mental no serviço público

publicado: 19/09/2025 12h18, última modificação: 19/09/2025 12h41
cap-cast.jpg

A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufac iniciou, nessa quinta-feira, 18, a nova temporada do Capicast, com o episódio “Saúde Mental no Serviço Público”, entrevista com a professora e psicóloga Patrícia Yano, que conduzirá o podcast com a servidora Jocília Oliveira. Serão cinco episódios abordando esse tema com um convidado e visando refletir sobre o sofrimento emocional. As entrevistas estarão disponíveis às quintas-feiras, no canal UfacTV no YouTube.

Patrícia destacou pontos relevantes sobre o que significa ser servidor público e os sentidos do trabalho, discutindo fatores que contribuem para o adoecimento e apresentando estratégias para enfrentar o estresse no ambiente profissional. Durante o diálogo, foram debatidos pontos centrais, como o pertencimento ao serviço público e a construção da identidade profissional.

Também foram destacados os desafios relacionados à precarização e ao chamado “gaiola de ouro” — quando a estabilidade garante segurança, mas pode gerar um tipo de aprisionamento simbólico. A conversa ainda ressaltou os valores sociais do serviço público e apresentou caminhos para fortalecer o propósito coletivo e reafirmar o papel do servidor.

“Cuide de si e cuide do outro, nessa ordem. Se eu não me cuido, não tenho condições de olhar para outras coisas”, disse Patrícia no encerramento de sua participação. “O cuidado é a base. Não é algo fácil, mas, quando nos engajamos nesse exercício, ele se torna totalmente possível.”

O Capicast é dirigido pelo assessor de Comunicação, Gilberto Lobo, com equipe técnica formada pelo servidor Carlos Renato, o Catatau, e o terceirizado Tales Gabriel.

 

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)