Pesquisa
Professor explora potencial artístico do fotojornalismo em artigo

O professor do curso de Jornalismo da Ufac, Diogo Azoubel, publicou o artigo “Imagem-Acontecimento: O Fotojornalismo na Interseção da Arte e a Crise do Visível”, na revista “Arte 21” (vol. 24, n.º 1), baseada no dossiê “Memória, Cultura e Identidade”. O ensaio teórico propõe uma nova abordagem para análise de fotografias jornalísticas, desafiando a dicotomia tradicional entre documento e obra de arte.
“O fotojornalismo possui potencial artístico intrínseco além de sua função meramente informativa”, explicou Azoubel. “A pesquisa concebe a fotografia jornalística como espaço de criação de ‘imagens-acontecimento’, aquelas que têm a capacidade de ‘desfigurar’ o que é imediatamente visível para ‘figurar’ a realidade subjacente.”
Segundo o professor, o estudo redireciona o foco da discussão sobre a imagem técnica de seu valor de verdade para sua eficácia, ou seja, para o que faz. “A potência do fotojornalismo reside na sua capacidade de se tornar evento visual que mobiliza quem o observa, de forma a transformar emoção em impulso político”, acrescentou.
Ele ainda destacou que, além de sua contribuição teórica, o artigo também identifica lacunas na pesquisa brasileira sobre o tema ao sugerir oportunidades de estudos empíricos para investigar como diferentes públicos interagem com essas “imagens-acontecimento”.