Notícias
Prograd discute ensino superior no campo em parceria com Pronera

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promoveu, nessa quinta-feira, 7, uma reunião para discutir possíveis parcerias entre a Ufac e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), com o objetivo de construir propostas educacionais voltadas à formação superior de moradores de assentamentos rurais reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e comunidades quilombolas.
O encontro foi conduzido pela pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno. Ela se reuniu com representantes do Incra, Movimento das Mulheres Camponesas do Acre, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Acre (Fetacre), além de diretores de centro, coordenadores de cursos e membros da gestão universitária.
Segundo Ednaceli, a Ufac demonstra disposição para oferecer cursos em formato especial que possam ser sensíveis às realidades amazônicas, populares e camponesas. “A reunião marca um passo importante na reafirmação do papel social da Ufac como instituição pública e comprometida com a interiorização do ensino superior, o fortalecimento da agricultura familiar e o reconhecimento dos territórios tradicionais e dos sujeitos históricos que os ocupam”, disse.
Ela também agradeceu a presença das entidades e lideranças. Pelo Incra, estiveram na reunião Evilázio Couto Braga, Ronizia Gonçalves e Charle Ferreira Crisostomo; pela Fetacre, Lisiane Pedrosa e Antônio Sergione Freitas de Lima; e pelo Movimento das Mulheres Camponesas, Edina Alves Belém.