Notícias

Projeto da Ufac obtém nota máxima em chamada pública da Finep

publicado: 14/02/2025 14h09, última modificação: 14/02/2025 14h10
finep.jpg

O projeto “Recuperação, Reestruturação e Modernização de Acervos Científicos Biológicos do Madhis-Ufac”, coordenado pelo professor Lisandro Juno Soares Vieira, obteve nota 5, o maior conceito, na chamada pública Recuperação e Preservação de Acervos-2024, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ficando em 5º lugar entre 226 propostas aprovadas e sendo um dos 22 a alcançar a nota máxima.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, o projeto será realizado ao longo de 36 meses após liberação dos recursos, com uma equipe composta por 12 professores da Ufac, do campus-sede, em Rio Branco, e do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Segundo Lisandro Juno Soares Vieira, além da modernização dos acervos do Museu Universitário (Madhis), a iniciativa fortalece a popularização da ciência e a preservação da biodiversidade do Acre, promovendo a conscientização ambiental e o engajamento da sociedade com questões científicas.

“O objetivo central do projeto é realizar uma intervenção ampla nas coleções biológicas, visando à divulgação das ciências naturais para o público em geral e para a comunidade acadêmica, também democratizando o conhecimento científico”, disse o professor.

O projeto é apoiado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), a instituição proponente; a Ufac atua como executora, envolvendo seis programas de pós-graduação.