Notícias
Projeto Esperançar realiza oficina sobre casa tradicional do seringueiro

O projeto Esperançar Chico Mendes, do qual o Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac é parceiro, realizou a oficina Construção da Casa Tradicional do Seringueiro, em 15 de julho, na comunidade Dois Irmãos, localizada na reserva extrativista Chico Mendes, envolvendo mestres do saber tradicional e jovens extrativistas.
A primeira parte da atividade fez o resgate de referências culturais do território do seringueiro e objetivou a transmissão de conhecimentos tradicionais entre gerações. As técnicas de construção, o adjunto (mutirão) e a própria casa são exemplos de referências culturais. A segunda parte contou com atividade na mata, com identificação das espécies e ensinamentos de como manejá-las para um melhor resultado.
A casa tradicional do seringueiro, resultado da oficina, servirá de apoio à dormida de turistas que visitam a comunidade Dois Irmãos. A oficina terá continuidade em agosto, quando os materiais para a construção da casa já terão sido retirados da mata e estarão prontos para uso.
Projeto
O Esperançar Chico Mendes visa ao reconhecimento, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural e socioambiental dos territórios tradicionais, tendo pertencimento, identidade, empoderamento, respeito e valorização dos modos de vida tradicionais como princípios e o turismo de base comunitária (TBC) como meio para geração de renda, de forma interdependente da economia da sociobiodiversidade.
A iniciativa foi implementada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, através da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ufac, através do PZ. A oficina conta com o apoio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.