Notícias
Propeg da Ufac entrega Cartão Pesquisador a PPGs stricto sensu

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Ufac entregou 40 Cartões Pesquisadores, do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), aos coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu. A iniciativa visa custear despesas vinculadas à execução de projetos de gestão dos programas. A entrega ocorreu nesta sexta-feira, 29, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação, campus-sede.
PPGs que oferecem apenas mestrado ou apenas doutorado receberam R$ 30 mil; aqueles que oferecem mestrado e doutorado receberam R$ 50 mil. Durante o evento, os coordenadores tiveram orientações sobre a utilização adequada do Cartão Pesquisador, devendo observar rigorosamente as categorias de despesas autorizadas, como material de consumo, serviços de terceiros, diárias, passagens e auxílio a estudantes.
A reitora Guida Aquino ressaltou que a ação foi viabilizada por meio de emenda parlamentar, uma vez que o orçamento regular da universidade não comporta esse tipo de investimento. Ela enfatizou que os programas terão liberdade para aplicar os recursos conforme suas demandas específicas.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, destacou a importância da autonomia conferida aos programas. “É uma conquista que permite investimentos alinhados às prioridades de cada programa, com agilidade e transparência. Os recursos podem ser aplicados em atividades de pesquisa, aquisição de materiais e outras necessidades, fortalecendo nossa pós-graduação.”
Também participaram da reunião o diretor e a coordenadora-geral da Editora da Ufac (Edufac), Gilberto Lobo e Ângela Poças, que apresentaram estratégias para ampliar a publicação de livros e a editoração de obras acadêmicas.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)