Notícias

Reitora e embaixador do Irã discutem intercâmbios acadêmicos

publicado: 09/10/2025 12h23, última modificação: 10/10/2025 05h47
embaixada-ira.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se com o embaixador da República Islâmica do Irã, Abdollah Nekounam Ghadirli, e com a embaixatriz Fatemeh Remezani. A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 8, no gabinete da Reitoria, e teve como objetivo tratar da cooperação bilateral entre o Acre e o Irã, com foco em parcerias entre universidades dos dois países voltadas ao desenvolvimento de pesquisas ambientais e à promoção de intercâmbio acadêmico.

Durante o encontro, Ghadirli apresentou o interesse do governo iraniano em estabelecer parcerias entre instituições de ensino e pesquisa do Irã e do Acre, com o propósito de desenvolver estudos conjuntos voltados à proteção ambiental, reflorestamento e conservação da biodiversidade.

Ele destacou que o Irã possui uma reserva florestal conhecida como Florestas Hircânicas, reconhecida pela presença de espécies raras e antigas, e ressaltou a importância de unir esforços científicos para a preservação desses ecossistemas. O embaixador explicou que a cooperação pretende oportunizar tanto o intercâmbio de estudantes e pesquisadores acreanos para o Irã, quanto a vinda de iranianos ao Acre para realizarem pesquisas em áreas ambientais e sustentáveis.

Guida Aquino, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, apresentaram os formatos de cooperação existentes na Ufac, explicando os protocolos de intenção e acordos institucionais que viabilizam parcerias internacionais.

(Camila Barbosa, estagiária Ascom/Ufac)