Notícias

Reitora empossa comissão para regulamentar apuração de assédio

publicado: 28/02/2025 14h15, última modificação: 28/02/2025 14h15
Reitora empossa comissão para regulamentar apuração de assédio.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, empossou a comissão que será responsável por elaborar a resolução para regulamentar a apuração de casos de assédio na instituição. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 27, no gabinete da Reitoria, campus-sede.

Guida destacou a importância do trabalho da comissão para fortalecer o enfrentamento ao assédio e garantir a proteção da comunidade acadêmica. “Esse é um tema urgente em todas as instituições, especialmente no que envolve mulheres, pessoas negras, indígenas e a população LGBTQIAPN+. Vamos seguir ampliando essa política dentro da universidade, com diálogo e participação da comunidade.”

A comissão terá a missão de definir fluxos, prazos e diretrizes para a apuração de denúncias, criando um protocolo institucional mais claro e eficiente. A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz, ressaltou que o trabalho será essencial para garantir transparência nos processos. “Hoje, as apurações já acontecem, mas sem um fluxo bem definido. Nós temos a cartilha, a legislação, mas essa comissão vai fazer esse compilado de tudo e definir a política no âmbito da universidade.”

A composição da comissão foi estabelecida pela portaria n.º 443/2025, assinada pela reitora Guida Aquino. Fazem parte do grupo as servidoras Madge Porto Cruz, Silvane da Cruz Chaves, Maria Eliane Lima da Silva Dimas e o estudante John Gheymenson Oliveira de Souza.

 

Leia a Cartilha de Enfrentamento aos Assédios Moral e Sexual