Notícias
Reitora participa de reunião com ministros em Brasília

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou de uma reunião na manhã desta terça-feira, 27, com os ministros Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), em resposta ao convite pessoal, formulado para cada dirigente de instituição federal de ensino superior (IFES) pelo Ministro da Educação, para tratar da situação orçamentária das universidades federais. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Embora o momento tenha sido importante para reafirmar o papel estratégico da educação superior pública no país, o anúncio realizado pelo governo federal não correspondeu plenamente às expectativas das instituições, uma vez que na prática, será devolvido às universidades e institutos o valor que havia sido cortado na transição da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para a Lei Orçamentária Anual (LOA).
No caso da Ufac, isso representa um pouco mais de R$2,6 milhão, valor retirado na aprovação final da Lei Orçamentária Anual. O valor total de R$ 400 milhões corresponde a recomposição orçamentária da soma do que foi retirado de todas as universidades e institutos federais.
Outro anúncio refere-se ao aumento no limite de empenho mensal, passando de 1/18 para 1/12 do orçamento anual, mitigando a execução financeira das instituições.
Durante a reunião, os ministros Camilo Santana e Fernando Haddad reforçaram a necessidade e o compromisso do governo com a construção conjunta de uma política de financiamento mais estável e estruturante para as universidades federais, capaz de garantir previsibilidade e sustentabilidade institucional a médio e longo prazo, e neste sentido, haverá empenho por parte do governo federal, ainda esse ano, para suplementação orçamentária.
“Seguimos acompanhando atentamente o cenário orçamentário e financeiro, atuando junto aos órgãos competentes e reforçando a defesa de condições adequadas para o funcionamento pleno da nossa universidade”, disse a reitora Guida Aquino.