Notícias

Ufac comemora 25 anos do curso de Engenharia Florestal

publicado: 16/12/2025 10h50, última modificação: 16/12/2025 10h50
Ufac comemora 25 anos do curso de Engenharia Florestal-capa.jpg

A Ufac realizou a cerimônia em comemoração dos 25 anos do curso de Engenharia Florestal. O evento, que ocorreu nesta terça-feira, 16, no anfiteatro Garibaldi Brasil, foi marcado por homenagens, palestras e memórias, reunindo professores, egressos, estudantes, autoridades e representantes de instituições ligadas à área.

A programação teve início com a exibição de um vídeo comemorativo, que trouxe depoimentos de docentes, alunos e profissionais formados pela instituição, muitos dos quais hoje atuam em cargos públicos ou na gestão ambiental do Estado.

O coordenador do curso, Givanildo Ortega, destacou o simbolismo do Jubileu de Prata como momento de reafirmação da importância da Engenharia Florestal para o Acre e para a Amazônia. “Há 25 anos tínhamos a criação do curso e o início das aulas, em setembro de 2000. Hoje, comemoramos essa trajetória e mostramos às novas gerações a relevância que temos na preservação dos nossos recursos naturais.” 

Ele também lembrou que o curso avançou para a pós-graduação, com a criação do mestrado em Ciência Florestal. “É uma alternativa importante para os nossos egressos, especialmente para quem não tem condições de estudar fora. Nosso mestrado já tem formado profissionais que atuam nas secretarias e órgãos do governo, contribuindo para a política florestal no Estado.”

 O vice-reitor Josimar Batista Ferreira parabenizou o curso e os profissionais formados pela universidade, ressaltando o papel estratégico da engenharia florestal para o desenvolvimento do Acre. “É uma carreira necessária para pensar o território, as mudanças climáticas, as políticas públicas e as novas cadeias produtivas que estão sendo retomadas, como o café e o cacau.”

Ele também destacou a estrutura da universidade para a formação prática dos estudantes. “Temos áreas como a fazenda Catuaba e o campus Floresta, que precisam cada vez mais estar integradas às atividades curriculares, com pesquisa e extensão voltadas à realidade amazônica. É um grande orgulho estar aqui como vice-reitor, mas também como professor dessa área, que é essencial.”

A cerimônia contou com as palestras do professor Waldenei Travassos de Queiroz, com uma homenagem ao Jubileu de Prata, e do professor Marco Antonio Amaro, que abordou o passado, presente e futuro do curso de Engenharia Florestal na Ufac. Ambos integram a história do curso e foram homenageados pela contribuição ao longo dessas duas décadas e meia. Também houve a entrega de certificados em reconhecimento a pessoas e entidades que contribuíram para a consolidação do curso, com destaque para os alunos da primeira turma.

Também participaram do evento a presidente do Crea-AC, Carmem Bastos Nardino; o diretor da Mútua-AC, Luciano Sassai; o representante da Associação dos Engenheiros Florestais do Estado do Acre, Arnaldo Melo Júnior; e o estudante Matheus Henrique, do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal.