Notícias
Ufac e Ifac lançam projeto sobre saúde de populações amazônicas
A Ufac e o Instituto Federal do Acre (Ifac) lançaram o projeto Iara-Saúde, cujo objetivo é pesquisar o perfil epidemiológico das populações amazônicas, com foco em comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas. O lançamento ocorreu nessa segunda-feira, 15, no gabinete da Reitoria da Ufac, com o coordenador do projeto, professor Paulo Andrade Lotufo, da Universidade de São Paulo.
No Acre, as ações serão conduzidas pelo programa de pós-graduação (PPG) em Saúde Coletiva da Ufac, em parceria com o Ifac. O projeto também prevê atividades práticas em comunidades como a reserva extrativista Chico Mendes e em áreas da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia). A pesquisa prevê estudos sobre prevalência de doenças, saúde mental, nutrição e condições fisiológicas, além da formação de recursos humanos por meio de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“Será um grande avanço para entendermos as questões relacionadas à saúde e às doenças no contexto amazônico”, disse Lotufo. “Além disso, precisamos monitorar os impactos das novas rotas que ligam o Brasil ao Pacífico, pois junto à circulação de pessoas e mercadorias também circulam vírus e bactérias, exigindo atenção especial.”
A professora e coordenadora do PPG em Saúde Coletiva, Suleima Pedroza Vasconcelos, reforçou o protagonismo da Ufac no desenvolvimento da pesquisa. “Essa primeira visita foi para oficializar as atividades e organizar o início dos trabalhos no Estado. Acreditamos que será um marco para a saúde coletiva na Amazônia.”
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Margarida Lima Carvalho, destacou a relevância da ação. “É uma oportunidade que traz muitos benefícios para a Ufac. A expectativa é de que a área da saúde cresça significativamente nesse processo, a partir da integração com instituições de referência e do financiamento garantido pelo CNPq.”
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)