Notícias
Ufac inicia projeto-piloto de TeleECG no Núcleo de Telessaúde

A Ufac iniciou o projeto-piloto de oferta de tele-eletrocardiograma (TeleECG) no Núcleo de Telessaúde, nesta terça-feira, 14. O atendimento é realizado no Laboratório Multifuncional, no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, enquanto o futuro Laboratório de Telemedicina, em fase final de reforma, aguarda inauguração.
O projeto-piloto tem como público inicial os trabalhadores terceirizados da universidade, que, segundo o professor do curso de Medicina, Osvaldo Leal, enfrentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. “Esse projeto tem o objetivo de facilitar o acesso à saúde por meio da telemedicina”, disse. “Estamos testando os serviços que serão disponibilizados no Laboratório de Telemedicina, como TeleECG, teledermatologia, retinografia e espirometria, além de teleconsultas.”
O funcionamento do TeleECG envolve a coleta dos traçados cardíacos no local, com posterior envio para cardiologistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsáveis pela análise e emissão dos laudos. A técnica responsável, enfermeira Jéssica Furtado, explicou que os resultados são entregues com agilidade. “Hoje realizamos dois exames pela manhã, ambos laudados rapidamente. Os cardiologistas da UFMG analisam todos os parâmetros e fornecem um laudo completo.”
Desde 2017, a Ufac integra o projeto federal financiado pelo DigiSUS, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE). Os serviços ofertados pela iniciativa já alcançaram grande parte do Estado, com cobertura em praticamente todos os municípios. “Essa estratégia é essencial para oferecer um exame que antes era de difícil acesso. Hoje, os laudos são emitidos no mesmo turno, facilitando a vida do paciente”, complementou Leal.
O projeto também tem um caráter acadêmico, servindo como campo de prática para estudantes da área de saúde. “Esse laboratório será um espaço formativo para os estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo que eles atuem com preceptoria e integrem o processo de formação profissional”, concluiu o professor.
A inauguração do Laboratório de Telemedicina está prevista para ocorrer em um mês. O espaço será dedicado à ampliação de serviços em telemedicina e tele-educação na Ufac.