Notícias
Ufac projeta novas turmas de mestrado para interior do Estado
A Ufac planeja para o 1º semestre de 2026 a oferta de três novas turmas de mestrado em municípios acreanos. As turmas ofertadas estão vinculadas ao campus-sede dos programas de pós-graduação: Educação, para Tarauacá, Feijó e Envira, com 30 vagas; Letras: Linguagem e Identidade, para Sena Madureira, com 20 vagas; e o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, para Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, com 30 vagas.
Os cursos estão orçados em R$ 1 milhão cada, sendo os dois primeiros por emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri (PP-AC). As ofertas são destinadas a profissionais da educação básica e membros da comunidade, com seleção especial e edital próprio. A iniciativa busca ampliar o acesso à formação acadêmica de excelência fora da capital, reduzindo desigualdades históricas no acesso à pós-graduação e fortalecendo a atuação de profissionais em todas as regiões do Estado.
“A interiorização da pós-graduação na Ufac não se configura como uma flexibilização de critérios, mas como uma estratégia institucional sólida, que alia qualidade, inclusão e compromisso social”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho.
Atualmente, a Ufac mantém uma turma do mestrado em Educação no município de Xapuri, com até 25 vagas e aulas presenciais no núcleo local da universidade. A turma resulta da parceria entre a Ufac e a Secretaria de Estado de Educação, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Velloso (União-AC), no valor de R$ 800 mil.