Notícias

Ufac promove aula inaugural das novas turmas de residência em saúde

publicado: 10/03/2025 14h50, última modificação: 10/03/2025 14h50
Ufac promove aula inaugural das novas turmas de residência em saúde (1).jpg

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta segunda-feira, 10, a aula inaugural dos programas de residência em saúde, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede. O evento deu início às turmas da Residência Multiprofissional Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva, Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade e Residência em Enfermagem Obstétrica.

Durante o evento, a reitora da Ufac, professora doutora Guida Aquino, destacou a importância da parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde. Guida enfatizou a relevância de fortalecer a atuação prática dos residentes e agradeceu aos parceiros. “Precisamos incentivar e valorizar nossos preceptores, pois esse modelo depende do envolvimento de todos. É uma alegria enorme ver tantos parceiros reunidos para acolher nossos residentes”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, destacou o papel estratégico das residências na qualificação da atenção primária. Rennan, que também é egresso da Ufac, mencionou a relevância das residências para enfrentar os desafios da saúde pública. “Esse é o momento de vocês se indignarem com o que precisa melhorar e proporem alternativas concretas. Contamos com essa energia para fortalecer o atendimento à população”, declarou.

A secretária adjunta de Saúde do Estado, Ana Cristina Morais, destacou que a parceria entre academia e serviço público é fundamental para enfrentar os desafios regionais da saúde, especialmente devido às dificuldades geográficas e à alta dependência da população ao SUS. Ela ressaltou que a presença dos residentes contribui diretamente para melhorias na assistência. “A formação acadêmica e científica faz toda a diferença. Precisamos estar abertos às novas práticas que podem salvar vidas”, disse.

Os programas são ofertados na modalidade pós-graduação lato sensu, com duração de 5.760 horas, das quais 80% são cumpridas em atividades práticas em hospitais e unidades de saúde. Estão contempladas as áreas de enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e educação física.

Participaram também do evento o professor Lisandro Juno Soares Vieira, diretor de Pós-Graduação, representando a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora doutora Margarida Lima de Carvalho; o professor Carlos Frank Viga Ramos, diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto; a professora Sheley Borges, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e da Residência em Enfermagem Obstétrica; a professora Hérleis Maria Chagas, coordenadora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade; o professor André Ricardo Maia da Costa de Faro, coordenador da Residência Multiprofissional Hospitalar com Ênfase em Terapia Intensiva; Sóron Stainer, presidente da Fundhacre; e Camila Rocha, gerente de Enfermagem do Hospital Santa Juliana.