Notícias

Ufac realiza aula inaugural do curso de Direito em Sena Madureira

publicado: 15/09/2025 11h32, última modificação: 15/09/2025 11h43
capa-aula-inaugural-curso-direito-sena-madureira.jpg

A Ufac realizou a aula inaugural do curso de Direito no município de Sena Madureira (AC), pelo Programa de Interiorização da Graduação. O evento ocorreu na sexta-feira, 12, no núcleo da instituição na cidade e marcou o início das atividades acadêmicas para 50 novos alunos.

“Quando levamos o ensino para o interior, a emoção é maior; é a Ufac cumprindo seu papel com a sociedade, pela missão social que nós temos com nossos municípios”, disse a reitora Guida Aquino. “Esse curso tem o selo OAB Recomenda. Estamos entre os 50 melhores cursos de Direito do Brasil. Vocês não podem desistir dessa grande oportunidade. Contem com nossa Ufac e tenham orgulho de estudar na universidade pública federal de ensino superior.”

O curso é resultado de emenda parlamentar destinada pelo atual prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz (PP), durante seu mandato como deputado federal. Além de Direito no município, a emenda também viabilizou a criação dos cursos de Letras/Inglês em Feijó (AC), História e Educação Física em Brasileia (AC).

A programação contou com a entrega de kits estudantis e aula magna ministrada pelo professor Vinícius Lemos, com o tema “A Importância do Curso de Direito para a Sociedade”. A palestra destacou o papel fundamental do conhecimento jurídico na promoção da cidadania e na transformação social, inspirando os futuros profissionais do direito a contribuírem para o desenvolvimento da região.

A pró-Reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, lembrou que o curso de Direito foi criado em 1964, juntamente com o curso de Economia, e tem a mesma idade que a Ufac, 61 anos.  “Desde então, o curso de Direito se tornou uma referência na formação jurídica não só do Estado do Acre, mas da região e do país, formando milhares de profissionais que hoje atuam como advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, professores e gestores.”

O prefeito Gerlen Diniz fez um apanhado sobre o processo de levar o curso de Direito a Sena Madureira e de estender a oportunidade a moradores dos municípios de Manoel Urbano (AC) e Santa Rosa do Purus (AC). “Hoje nós estamos escrevendo uma página na história de Sena Madureira, nós todos, cada um fazendo uma linha”, ponderou. “E os senhores que vão assumir a responsabilidade de continuar escrevendo essa história. Honrem os municípios de vocês, honrem as origens de vocês e nos deem orgulho. Vocês são capazes, já mostraram isso.” 

Para a acadêmica Bárbara Vitória Púpio, representante da nova turma de alunos, o sentimento é de realização. “Nós estamos realizando um sonho, porque estudar um curso de Direito que é no nosso município e estudar em casa, não precisar ir para longe, não precisar mudar de cidade é uma oportunidade, muitas vezes, única na vida”, destacou.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades. Compuseram o dispositivo de honra a Secretária Municipal de Educação de Sena Madureira, Aurelina Pinheiro Diniz; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Charmes Diniz (PP); a defensora pública de Sena Madureira, Daniela Alaine Silva Nogueira; a subcomandante do 6º Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate à Incêndio Florestal, Átila Costa de Souza; o representante do comando do 8º Batalhão da PM, Jairo Pontes.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; o diretor de Apoio à Interiorização e de Programas Especiais, Marcelo Feliciano de Melo; o diretor do CCJSA, Francisco Raimundo Alves Neto; o vice-coordenador do curso de Direito, Vinícius Lemos, representando a coordenadora Sabrina Cassol.

Confira a galeria de fotos