Notícias
Ufac realiza seminário do mestrado em Geografia sobre a Pan-Amazônia
publicado:
24/11/2025 16h33,
última modificação:
24/11/2025 16h33
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), iniciou na manhã desta segunda-feira, 24, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, em Rio Branco, o seminário “Produção do Espaço e Ambiente na Pan-Amazônia”. As atividades seguem até quarta-feira, 26, reunindo egressos e alunos do mestrado em Geografia (MGeo), professores e pesquisadores da Ufac.
O seminário tem como foco temas da Amazônia Sul-Ocidental (Acre, Rondônia e Sul do Amazonas), com debates sobre queimadas, desmatamentos, impactos da economia verde nas territorialidades das populações atingidas e o papel do Estado do Acre no atendimento ao imigrante internacional.
Coordenadora do evento e do PPGEO, a professora Maria de Jesus Morais explicou que o encontro inaugura um espaço de discussão no programa. “Nós estamos realizando o primeiro seminário do programa de pós-graduação mestrado em Geografia, com duração de três dias, para discutir a produção do espaço e ambiente na Pan-Amazônia”, afirmou. Ela destacou que a programação foi definida a partir das linhas de pesquisa do curso e da realidade local, ao lembrar que “essas temáticas são muito significativas, nos envolvem diretamente e fazem parte do nosso dia a dia”.
Maria de Jesus ressaltou que os temas das mesas acompanham as pesquisas de docentes e discentes do programa, incluindo questão ambiental, migração, políticas afirmativas e conflitos territoriais na região da Amacro. Ela lembrou que o formato deve ser ampliado nas próximas edições. “O ideal é que todos os anos realizemos um seminário, um momento para discutir as questões mais relevantes da fronteira da Pan-Amazônia”, disse, ao acrescentar que a apresentação de trabalhos dos alunos deve ser incorporada no segundo seminário, previsto para o próximo ano.
Representando a reitora da Ufac, Guida Aquino, a pró-reitora de Inovação e Tecnologia, Almecina Balbino Ferreira, ressaltou a pertinência da temática para a região. “A temática é super importante, que é falar sobre territórios, economia verde e Pan-Amazônia”, afirmou. Ao relacionar a discussão acadêmica com a vida das populações amazônicas, ela lembrou que “não é romântico você esperar o regatão pra trazer o quilo de arroz ou trocar pela borracha”, defendendo que as análises sobre economia verde considerem a realidade de quem vive na Amazônia e precisa de qualidade de vida, serviços e escolas adaptadas ao contexto local.
O diretor de Pós-Graduação, professor Lisandro Juno Soares Vieira, que representou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho, enfatizou a importância do programa para a Ufac. “Esse é um programa muito querido pela Universidade, que trata de questões extremamente importantes numa região de fronteira trinacional”, destacou. “Um evento como esse é uma oportunidade para que alunos, docentes e outras instituições tragam seus elementos, gerando discussões que ajudam a buscar soluções para melhorar a nossa vida como sociedade na região”.
Participaram também da solenidade de abertura a diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Geórgia Pereira Lima; a coordenadora do curso de Geografia-Licenciatura, professora Lucilene Ferreira de Almeida; e o coordenador do curso de Geografia-Bacharelado, professor Waldemir Lima dos Santos.