Notícias
Ufac sedia fórum sobre educação no campo e legado de Paulo Freire

A Ufac sediou a abertura do 7º Fórum de Leituras de Paulo Freire da Região Norte e do 3º Seminário de Educação do Campo, Águas e Florestas do Acre: Resistências e Utopias Amazônicas. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira, 8, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, e segue até sexta-feira, 10, com atividades no Centro de Convenções.
O encontro reúne professores, estudantes, movimentos sociais e pesquisadores de diferentes regiões para refletir sobre o legado de Paulo Freire e debater os desafios da educação do campo na Amazônia. A programação inclui mesas-redondas, rodas de conversa, relatos de experiências e apresentações culturais com participação de movimentos sociais, estudantes e comunidades tradicionais.
“Estamos realizando um sonho coletivo. Esse espaço reafirma o compromisso da universidade e dos movimentos sociais com o pensamento freiriano e com uma educação libertadora, construída a partir dos territórios”, disse a integrante da comissão organizadora, Tânia Mara Rezende Machado.
A coordenadora do Fórum Acreano de Educação do Campo, Franciana Castro, destacou que o encontro simboliza resistência e continuidade na luta por uma educação pública inclusiva. “Falar de Paulo Freire na Amazônia é reconhecer que a educação é um ato político e libertador, enraizado nas lutas dos povos da floresta, das águas e do campo.”
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, representou a reitora Guida Aquino. Ele ressaltou o papel transformador da universidade pública e a importância de Paulo Freire para a extensão universitária.
Os organizadores também enfatizaram que o evento fortalece a integração entre universidade, escolas do campo e movimentos sociais. Além disso, reafirma o compromisso do Acre com a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas e com a formação de educadores em territórios rurais.
Durante o fórum, será elaborada a Carta de Paulo Freire da Ufac, documento que deve consolidar as reflexões e propostas debatidas nos três dias de atividades.
(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)