Notícias

Professora da Ufac lança livro sobre vivências educacionais do surdo

publicado: 22/09/2026 10h00, última modificação: 22/09/2026 11h29
2026.09.21 Lançamento do livro Educação, Identidades e Culturas Surdas2.jpg

A professora da Ufac, Maria Ferreira, lançou o livro “Educação, Identidades e Culturas Surdas: Vivências Educacionais do Surdo no Contexto da Amazônia Acreana” (Appris, 181 p.). O evento ocorreu nessa segunda-feira, 21, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, marcando as celebrações do Setembro Azul e do Dia Nacional dos Surdos, alusivo a 26 de setembro.

A publicação é fruto da pesquisa de mestrado da autora, desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas em 2015, e reúne relatos de 22 participantes no município de Cruzeiro do Sul, sendo 12 pessoas surdas e dez tradutores e intérpretes de Libras, abordando os desafios do processo de inclusão escolar, a afirmação da identidade surda e as barreiras linguísticas enfrentadas pela comunidade no interior do Estado.

Segundo a autora, o trabalho expõe a realidade enfrentada pelos estudantes surdos no ambiente escolar inclusivo, onde muitas vezes a comunicação fica restrita ao papel do intérprete devido ao desconhecimento geral das políticas linguísticas pelas instituições e familiares.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)