Notícias
Ufac integra 2 redes de internacionalização da Capes
A Ufac participa como universidade associada, representando a região Norte, em duas redes aprovadas no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme o Programa Redes para Internacionalização Institucional: Capes-Global.edu, cujo objetivo é fomentar a cooperação entre instituições nacionais e promover a interação com instituições estrangeiras para fortalecer atividades de pesquisa e pós-graduação.
As redes institucionais de internacionalização são compostas por, no mínimo, quatro e, no máximo, seis instituições de ensino superior ou instituições de pesquisa que possuam programas de pós-graduação (PPGs) recomendados pela Capes e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Cada rede conta com uma instituição coordenadora e até cinco instituições associadas, obrigatoriamente representando diferentes regiões do Brasil.
Na rede coordenada pela Universidade Federal Fluminense, a Ufac participa com os PPGs: Artes Cênicas, Computação, Letras: Linguagem e Identidade, Saúde Coletiva e mestrado profissional em Ensino de História. E na rede coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Ufac está representada pelos PPGs em Educação, Ensino de Humanidades e Linguagens, EducaNorte, Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia e Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental.
“A participação da Ufac nessas redes de internacionalização é de grande relevância institucional, pois fortalece a inserção da universidade no cenário acadêmico nacional e internacional”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho.
Segundo ela, isso amplia oportunidades de cooperação científica, mobilidade acadêmica e produção de conhecimento, além de contribuir para a redução das assimetrias regionais no processo de internacionalização da pós-graduação brasileira.