Notícias

Exposição Expressividade I: Ressignificando Processos

publicado: 22/05/2023 12h10, última modificação: 22/05/2023 12h18
img0.jpg

Ocorreu na manhã do dia 19 de maio de 2023, a exposição “Expressividade I: Ressignificando Processos...” no hall do Centro de Ciências da Saúde e Desporto (CCSD), em alusão ao 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial. Essa exposição faz parte do projeto de extensão “LivrExpressão: A Arte é Terapêutica!!!”, sob a coordenação e responsabilidade técnica do psicólogo clínico Jonsos Nunes Júnior (CRP 24/01713).

Foram convidados os artistas visuais Alma (Arnaldo Lima de Araújo) e Victor Lucien, e as pessoas que participam do Aquarelando (outra ação integrante do projeto de extensão LivrExpressão), além do próprio Jonsos, que também é artista visual e apresentou alguns de seus trabalhos artísticos.

A atividade visa à promoção da saúde mental por meio das artes, em especial, das artes visuais, apostando na expressividade como uma via de acesso aos conteúdos inconscientes e emocionais e como uma maneira de alívio do sofrimento psíquico e de organização pessoal. Ao expor os trabalhos artísticos (pinturas, desenhos, colagens, etc.) a ação configura-se numa intervenção, ofertando para a comunidade acadêmica uma oportunidade de acessar e de vivenciar as artes visuais no seu cotidiano.

O referido projeto de extensão se propõe a realizar duas exposições por ano, nas datas da Saúde Mental, a saber: 18 de maio e 10 de outubro (Dia Mundial da Saúde Mental). Este entrelaçamento da psicologia clínica, da saúde mental e das artes consiste numa afirmação de que, só é possível o cuidado em liberdade, e que sem liberdade não existe cuidado. E neste sentido, consiste numa luta “por uma sociedade sem manicômios” e num convite para repensarmos a maneira como estamos lidando com as pessoas que vivenciam o sofrimento psíquico e/ou transtornos mentais.

img1.jpg img2.jpg img3.jpg img4.jpg