Grupos

Partindo da premissa básica de grupo como “o encontro de um conjunto de pessoas com necessidades semelhantes e com um objetivo mútuo no qual cada um assume um papel para cumprir determinada tarefa é que são propostas as intervenções coletivas" (COSTA-ROSA, 2013). 

De forma mais específica os grupos terapêuticos são uma modalidade de atendimento onde existe a centralidade no convívio entre os participantes, no diálogo e na troca de experiências vividas pelos seus integrantes objetivando a superação dos problemas coletivos, buscando alternativas e apoio emocional para sua superação (CARDOSO; SEMINOTTI, 2006).

Existem muitas modalidades de grupo, terapêuticos, operativos, de apoio entre tantos outros. As atividades em grupo consistem em respostas consistentes às demandas institucionais e configuram num potente recurso. Dada a ênfase da CAPSI na assistência e na promoção da saúde mental, as atividades de grupo estarão mais voltadas em responder essa demanda, não havendo impedimento de serem ofertadas outras atividades grupais conforme avaliação da equipe da coordenadoria.

A partir de 11 de abril a psicóloga Cristina Cavalcante estará desenvolvendo, juntamente com a Fonoaudióloga Jeanne, quinzenalmente nas terças-feiras das 15:00 às 16:30, a ação Desafios da Vida Acadêmica, voltada para os estudantes da UFAC. E a partir do dia 18 de abril, também quinzenalmente e no mesmo horário, a ação Tempo de Cuidar, voltada para os servidores da UFAC.

O Grupo Desafios da Vida Acadêmica é destinado para os estudantes da UFAC e se apresenta como um espaço de diálogo que aborda os dilemas da vida acadêmica e onde seus integrantes possam ser acolhidos em ambiente seguro visando melhorias na forma de viver o Ensino Superior. Possibilita aos participantes a oportunidade de falar abertamente, em ambiente sigiloso e acolhedor, a respeito dos desafios enfrentados no Ensino Superior. Não é necessário agendamento prévio. Responsáveis técnicas: Cristina da Silva Cavalcante (Psicóloga) e Jeanne Albuquerque (Fonoaudióloga).

O grupo Tempo de Cuidar destina-se aos servidores da UFAC e é um grupo terapêutico para acolher Servidoras e Servidores da Ufac contribuindo com experiências de autocuidado necessárias na atenção em saúde mental. Tem o intuito de pensar junto aos seus integrantes formas saudáveis de existir no mundo. Não é necessário agendamento prévio. Responsáveis técnicas: Cristina da Silva Cavalcante (Psicóloga) e Jeanne Albuquerque (Fonoaudióloga).