Promoção da Saúde Mental

De acordo com a Carta de Ottawa, primeira conferência internacional sobre promoção de saúde, realizada pela OMS em 1986, promoção de saúde pode ser compreendida como sendo o “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.” (OMS, 1986)

Leandro-França e Murta (2014; p. 322-323) salientam “o fato de que o foco da promoção à saúde é no desenvolvimento de competências e recursos para o enfrentamento de vulnerabilidades individuais e ambientais”.

Neste sentido, as ações de promoção da saúde mental realizadas pela CAPSI visam a expansão da consciência, e, consequentemente, ampliação do repertório das pessoas que participam destas atividades no enfrentamento das situações e dos fatores de sofrimento psíquico, sejam eles acadêmicas, pessoais ou laborais. 

Atualmente, estão sendo desenvolvidas pelo psicólogo clínico Jonsos Nunes Júnior quatro ações de promoção da saúde mental da comunidade acadêmica da UFAC, a saber:

a) Aquarelando na UFAC: Visa ofertar um espaço semanal de cuidado e promotor da saúde mental por meio da Arte, da Liberdade e da Expressividade. Utiliza a metodologia LivrExpressão desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020, pelos psicólogos e artistas Jonsos Nunes Júnior e Arnaldo Lima de Araújo. Ocorre semanalmente nas manhãs das terças-feiras das 09 às 11:00 horas e será oferecida para a comunidade acadêmica da UFAC, configurando como mais um espaço de acolhimento e de promoção da saúde mental da CAPSI. Não necessita de agendamento prévio, basta comparecer na CAPSI no horário estabelecido.

b) Projeções Livres: consiste num recurso catártico, promotor da saúde mental, de reflexões e de diálogos por meio de encontros semanais com a exibição de filmes, séries, documentários, vídeos e/ou animações, seguida de roda de conversa. É destinado às comunidades internas e externas da UFAC, configurando como mais um espaço de acolhimento e de promoção da saúde mental da CAPSI/DSQV. Ocorre semanalmente nas manhãs das quintas-feiras das 09:00 às 11:00 horasNão necessita de agendamento prévio, basta comparecer na CAPSI no horário estabelecido. 

c) Websérie: websérie LivrExpressão é voltada para as comunidades internas e externas da UFAC e consiste num espaço virtual (disponível no YouTube, no canal do TELESSAÚDE ACRE) de promoção da saúde mental através de debates sobre a Arte, a Arteterapia, a Saúde Mental, a Psicologia e a Psicoterapia. Além de integrar o projeto de extensão LivrExpressão: A Arte é Terapêutica!!!, coordenado pelo psicólogo clínico Jonsos Nunes Júnior (UFAC), a websérie LivrExpressão ocorre mediante a parceria com a FUNDHACRE (na pessoa da psicóloga Andreia Cristina Vilas Boas) e com o TELESSAÚDE/ACRE (na pessoa da Caroline Nascimento de Oliveira). 

Em 2022 realizamos seis episódios e estão aqui disponíveis. Em 2023, será divulgado mensalmente cada encontro no site e nas redes sociais da UFAC. 

d) Exposições – espaço dedicado à apresentação dos trabalhos artísticos visuais e poéticos de artistas locais convidados e das pessoas que frequentam o Aquarelando na UFAC que queiram expor suas produções. Consiste numa aposta da arte enquanto potente recurso terapêutico, promotor da saúde mental e de encontro. Acontecerá duas vezes por ano nas semanas que fazem parte do calendário da saúde mental brasileira, a saber: 18 de maio – dia da luta antimanicomial e no dia 10 de outubro – dia mundial da saúde mental.

e) Expressividade – Grupo de estudo sobre os benefícios terapêuticos da arte no contexto da psicologia clínica.