Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Histórico do Pibid na Ufac
Ao longo das sete edições, em 14 dos anos de adesão ao programa, o Pibid Ufac tem evidenciado um crescimento contínuo, tanto em número de licenciaturas contempladas e de bolsas concedidas quanto na abrangência geográfica de suas ações, alcançando, no edital mais recente, oito municípios acreanos. A primeira participação ocorreu em 2010, por meio do Edital Capes nº 02/2009, e envolveu os subprojetos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, do campus de Rio Branco, com a concessão de 72 bolsas de iniciação à docência. Na segunda edição, em 2012, o programa foi ampliado, passando a conceder 354 bolsas de iniciação à docência e a incluir os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música, Pedagogia, Português e Química, em Rio Branco, além de Ciências Biológicas, Espanhol, Inglês, Pedagogia e Português, em Cruzeiro do Sul. Em 2014, pelo Edital Capes nº 061/2013, destinaram-se 818 bolsas de iniciação à docência a 48 subprojetos aprovados em diversos cursos de licenciatura, estabelecendo a vigência mais longa do Pibid, com 48 meses de atividades. Naquele período, além das ações em Cruzeiro do Sul, o Pibid Ufac também ampliou as atividades aos municípios de Brasiléia e Tarauacá. Na quarta edição, em 2018, foram contemplados 17 subprojetos, com a concessão de 408 bolsas e, à época, a inclusão de 102 alunos voluntários. Em 2020, diante da retração nacional no quantitativo de bolsas, o Pibid Ufac garantiu a concessão de bolsas para 208 licenciandos, em 15 subprojetos aprovados pela Capes (Edital nº 02/2020), além de 72 voluntários. Em 2022, já na sexta edição, inicialmente foram destinadas 312 bolsas de iniciação à docência, e posteriormente uma complementação de 168 cotas, e a permanência de 78 alunos voluntários no programa.
Nessa trajetória, chega-se com um grande impulso e expansão do Pibid Ufac, quando os 32 núcleos de iniciação à docência aprovados no Edital Capes nº 10/2024, alcançaram a cota de 768 bolsas de iniciação à docência, o que consolida o Pibid como pilar de valorização do magistério e fortalecimento da formação docente na Ufac, contribuindo para que mais licenciandos desenvolvam conhecimento contingente, coletivo e público.
Objetivos do Programa
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- contribuir para a valorização do magistério;
- elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Como funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
Estrutura e Abrangência
Na Ufac, o Pibid subsidia a execução de diversos Núcleos de Iniciação a Docência (NID) distribuídos entre os municípios em que a universidade oferece cursos de licenciatura, nos campi Sede e Floresta, inclusive cursos EaD. Nesta edição do Pibid, há núcleos nos municípios de: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Jordão, Mâncio Lima e Xapuri, totalizando 67 escolas com presença de bolsistas Pibid que são supervisionados por professores lotados nas respectivas escolas. Cada núcleo é coordenado por um professor da Ufac, responsável pela formação de seus alunos de iniciação à docência.
Os bolsistas ID (Iniciação à Docência) participam de atividades práticas nas escolas parceiras, como elaboração e aplicação de aulas, projetos de ensino e pesquisa, contribuindo para a integração entre teoria e prática na formação docente. Essas experiências proporcionam aos licenciandos uma compreensão mais profunda do ambiente escolar e dos desafios da profissão docente.
A participação no Pibid tem se mostrado significativa na formação dos futuros professores da Ufac, promovendo o desenvolvimento de competências pedagógicas, o engajamento com a realidade das escolas públicas e a reflexão crítica sobre a prática docente.