Sobre o SISU

O que é o SISU?

O SISU é um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas em cursos de graduação para participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

A cada edição do SISU, o MEC publica um edital com regras gerais sobre as inscrições, divulgação do resultado, lista de espera e cronograma. As instituições participantes também divulgam seus editais, com suas regras específicas.

Quem pode se inscrever no SISU?

Para a inscrição, classificação e seleção dos candidatos no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o Ministério da Educação (MEC) passará a utilizar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro.

Como se inscrever no SISU?

A inscrição no SISU é gratuita, em uma única etapa, em datas definidas pelo MEC, e feita somente pela Internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O acesso ao sistema de inscrição é feito com login e senha da conta gov.br.

Na inscrição, você escolhe até duas opções de curso, em ordem de preferência, dentre as ofertadas no sistema. Até o final do período de inscrições, você pode pode alterar essas opções. Mas preste atenção: será considerada válida a última inscrição confirmada.

Lembre que sua inscrição no segundo curso será desconsiderada, se você obtiver aprovação no primeiro curso.

O que é nota de corte?

Diariamente, a partir do segundo dia, o SISU calcula e divulga a nota de corte para cada curso. A nota de corte é a menor nota para ficar entre as pessoas selecionadas na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de pessoas inscritas.

É importante lembrar que a nota de corte é apenas uma referência para auxílio no monitoramento de sua inscrição.

Como é calculado o resultado do SISU?

Depois de finalizadas as inscrições no SISU, para gerar o resultado o sistema seleciona automaticamente as pessoas inscritas melhor classificadas em cada curso, por modalidade de concorrência, dentro do número de vagas em cada curso, de acordo com as notas do ENEM. Lembre-se que, a partir de 2024, cotistas participam também na ampla concorrência já na primeira chamada (chamada regular).

Chamada Regular

Na data informada no edital, o MEC realiza uma chamada regular. As pessoas selecionadas têm um prazo para fazer a matrícula, de acordo com as datas e procedimentos informados pela instituição.

Lista de Espera

Se você não obtém aprovação na chamada regular em nenhum dos dois cursos em que se inscreveu no SISU, pode manifestar interesse em participar da lista de espera de um deles.

Para participar da lista de espera, você deve acessar o seu boletim SISU e manifestar esse interesse dentro do prazo definido pelo MEC em edital.

É fundamental acompanhar as informações da instituição em que está inscrito para lista de espera.

Pessoas selecionadas em qualquer uma das duas opções de curso não têm direito a participar da lista de espera, mesmo que não não façam a matrícula.