Notícias

Evento

publicado: 17/06/2021 10h52, última modificação: 30/06/2021 19h03
170620212.jpg

170620213.jpeg

O Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Ética e Sociedade” (GEPEES), da Unesp, Campus de Marília, em parceria os Grupos de Pesquisa “Gênero, Decolonialidade, Culturas Indígenas e Afro-Brasileira” (GPGDCIAB), “Processo de construção do docente em História: possibilidades e desafios da formação inicial e da formação continuada do fazer-se historiador em sala de aula” (GPPCDH), da Universidade Federal do Acre/UFAC, em conjunto com o Grupo de Pesquisa Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais (Rede Mover, UFSC/CNPq) articularam-se com um coletivo de universidades, grupos pesquisas, instituições e movimentos sociais indígenas, negros, quilombolas e de mulheres camponesas para promover o V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e II Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação (CONIPPE) Totalmente virtual, os eventos se constituem no resultado de um amplo processo interdisciplinar de articulação acadêmica e dos movimentos sociais que pretende reunir professores, estudiosos, pesquisadores e ativistas sociais para debater as cosmovisões dos povos originários/negros/camponeses/comunidades tradicionais. Trata-se de formas de saber e poder, de ser e viver singulares e diversas na lógica do bem viver. Assim, os estudos, reflexões e debates nesse evento propõe colaborar com as reflexões acerca das questões socioculturais e a educação a partir de um lugar situado e construído em outro tempo e espaço, implicando em um esforço na busca de se elaborar uma perspectiva outra, que contemple outras vozes, outros protagonismos, outros “centros” de produção de pensamento e ideias. Esse movimento significa questionar a predominante visão ontológica da totalidade e com isso, afirmando particularidades e reconhecendo a alteridade, no caso, homens e mulheres latino americanos, a própria América Latina, seus problemas e desafios. Trata-se de falar de lugares do sul global e de suas realidades, movimento que não é fácil, à medida que se contrapõe ao pensamento dominante dentro e fora da América Latina, no qual a preocupação recai sobre o “ser”, a “essência” e a “totalidade”.

Para mais informações: http://bit.ly/5SulSul

Mais informações

  • Data: 23 a 29/08/2021

  • Horário: 8h às 22h

  • Local: UNESP/UFAC

  • Organização: Alonso Bezerra de Carvalho

  • Contato: alonso.carvalho@unesp.br

  • Como acessar: http://bit.ly/5SulSul

Tema do evento:

Territórios e Fronteiras de vida em plenitude: desafios, propósitos e articulações atuais de raízes ancestrais

Prazo para submissão de trabalhos: até 20/07/2021: http://bit.ly/5SulSul

EIXOS TEMÁTICOS

1. Territórios ancestrais face aos projetos neocolonais: defesa e gestão de territórios de povos originários frente ao avanço dos projetos neocoloniais.

2. Reexistências dos territórios sagrados face a colonialidade política, religiosa e científica.

3. Fronteiras culturais e Diálogos decoloniais: saber e poder, ser e viver em plenitude.

4. Educação, formação de educadores e políticas educacionais em perspectivas decoloniais.

5. Estratégias de saúde e vida em plenitude no contexto pandêmico e genocida.

6. Bem viver e os desafios decoloniais face ao colapso ambiental, aos conflitos armados e a erosão dos sistemas democráticos.

7. Outros mundos, sujeitos e movimentos decoloniais: lutas democráticas antirracistas, antipatriarcais, anticapitalistas, anticapacitistas...

 

Redes sociais

Facebook - https://www.facebook.com/profile.php?id=100066757658647

Instagram - https://instagram.com/dialogossulsul?igshid=xtfl0avh73hv