Reitoria

‘Ufac em Números’ é apresentado à equipe de gestão

publicado: 04/07/2019 15h51, última modificação: 08/07/2019 10h47
0407201921.jpg

Ferramenta importante para administração da Ufac, o anuário “Ufac em Números” (edição 2018) foi apresentado à equipe de gestão administrativa, com a presença da reitora Guida Aquino e do vice-reitor Josimar Batista, na manhã desta quinta-feira, 4. 

O documento, publicado desde 2013, tem como objetivo subsidiar os gestores acadêmicos e administrativos no processo de planejamento interno e na tomada de decisões, permitindo aos demais usuários melhor compreensão sobre o cenário atual da Ufac.

“É uma ferramenta importante para a gestão, já que, através da leitura dos números, torna-se possível auxiliar a universidade a alcançar melhores resultados em suas áreas fundamentais de atuação, especialmente neste momento de limitação e crise orçamentária; através dos números temos uma visão clara de onde avançamos e onde precisamos avançar”, ponderou a reitora Guida Aquino. 

Nesta edição, são disponibilizados dados e informações relacionadas a ensino, pesquisa e extensão, além de recursos humanos, infraestrutura e recursos orçamentários. Também é possível encontrar a série histórica dos últimos três anos, relacionada a alguns temas ou áreas para análise da evolução institucional.

Entre os destaques desta edição está o avanço da pós-graduação, que nos últimos quatro anos obteve crescimento de 76% em matrículas, saltando de 11 cursos de mestrado e dois de doutorado, com 348 alunos, para 14 cursos de mestrado e quatro de doutorado, com 613 alunos. 

Como nos anos anteriores, a elaboração do documento foi conduzida pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), com colaboração das demais pró-reitorias e setores de apoio. O trabalho foi iniciado no final do ano passado, concentrando-se na coleta e análise de dados. 

“O ‘Ufac em Números’ faz parte de uma estratégia de planejamento que visa melhorar a gestão administrativa e salientar, por meio de indicadores, nossa preocupação com a transparência e aplicação dos recursos públicos”, avaliou o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid.  

A versão atual do “Ufac em Números” está no site da Ufac, com as outras edições.