Alunos de Jornalismo lançam 2 edições da revista ‘A Catraia’

publicado: 09/09/2019 11h26, última modificação: 18/11/2022 16h10
090920191.jpg

Alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Ufac produziram duas edições da revista “A Catraia”, que estão disponíveis para leitura on-line e download. A 1ª edição traz a manchete “Pobreza: A Inanição das Políticas Públicas”, destacando como medidas do governo federal afetam ações de assistência social, colocando em risco famílias de Rio Branco; a 2ª edição aborda cortes de orçamento das universidades públicas e impactos dessa medida na Ufac.

A elaboração dos exemplares surgiu da disciplina Jornal Laboratório 2, ministrada pela professora Emanuelly Falqueto, que supervisionou o processo de produção. “As novas tecnologias contribuem para que o modo de fazer jornalístico ganhe dinamicidade e mude rapidamente”, disse a docente. “Temos que acompanhar isso na universidade e pensar novas maneiras de atuar no jornalismo.”

Os alunos apuraram pautas, fizeram reportagens e fotografias, conceberam e executaram a diagramação. Uma das editoras, Jéssica Linhares, comemorou a finalização do trabalho. “A experiência foi cansativa, mas, ao mesmo tempo, incrível. Era algo que nunca se tinha feito, não de uma forma tão participativa, de estar presente do início ao fim”, contou. “Sinto que contribuímos com o curso. A revista traz temas atuais com uma diagramação ousada. Para mim, ficou perfeito.”

A disciplina Jornal Laboratório é uma exigência do Ministério da Educação, que a tornou obrigatória em 1984 nos cursos de Jornalismo brasileiros; seu objetivo é proporcionar ao estudante um processo de experimentação sobre a rotina jornalística, preparando-o para o mercado de trabalho.