Estudantes da Ufac são finalistas em festival de vídeo

publicado: 01/08/2019 15h10, última modificação: 18/11/2022 16h10
010820191.jpg

Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Ufac estão participando do 3º Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Dois vídeos produzidos pelos estudantes da disciplina Prática de Ensino de Matemática foram selecionados e concorrem nas categorias Mais curtidas do Youtube e Indicados pelos jurados.

A disciplina, ministrada pelo professor Sandro Ricardo Pinto da Silva, representa os primeiros momentos em que os futuros professores começam a ter contato com metodologias que serão utilizadas em sala de aula. “As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano contemporâneo dos estudantes e podem fazer parte, também, das práticas pedagógicas que contribuem para a produção do conhecimento matemático”, disse o professor.

Segundo Sandro, os vídeos representam uma dentre várias metodologias para se utilizar em sala de aula. “No Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática que os estudantes da Ufac concorreram, e são finalistas, está possibilitando aos estudantes de todo o Brasil mostrarem suas habilidades, destrezas, entendimentos e potencialidades de se trabalhar Matemática de outra forma, com outras tecnologias diferentes do quadro negro e giz.”

Bruno Luiz Rodrigues e Silva foi um dos estudantes que produziu o vídeo Como os Peixeiros Sobreviviam no Século 19, que trata de Matemática Financeira Simples e Matemática Básica. Para ele, produzir o vídeo foi uma experiência inovadora. “Na graduação em Matemática estudamos muito as definições, questionamentos e fazemos contas. Então essa foi uma prática que me tirou totalmente da zona de conforto, não só a mim, mas todos do grupo”, afirmou o estudante.

O outro vídeo finalista que foi produzido pelos estudantes da Ufac é o Aspectos Históricos da Matemática, Teorema de Pitágoras e Noções de PA. Gustavo Mapeano Almeida de Souza faz parte do grupo que o produziu. “A experiência foi curiosa e interessante, a princípio acreditávamos que seria um trabalho fácil, porém com poucos dias percebemos que seria um desafio”, disse Gustavo.

Tivemos a oportunidade de entender e aprender uma nova forma de divulgar o ensino da Matemática, as dificuldades e responsabilidades que deve existir para que possa ser produzido um bom vídeo. Atrair a atenção do aluno, saber lidar com o ensino dentro do ambiente virtual é importante; aprendemos isso”, explicou o estudante.

O evento acontece em duas etapas. A primeira online no site do festival e a segunda acontece com um evento presencial com mesas redondas, palestras e cerimônia de premiação. O evento presencial está previsto para ser realizado nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES).

O festival é uma iniciativa do projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância. Conta com o importante apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).