Laboratório de Entomologia recebe crianças da escola Maple Bear

publicado: 18/10/2019 16h17, última modificação: 18/11/2022 16h10
Laboratorio.jpg

O Laboratório de Entomologia da Ufac recebe turma de 13 alunos de ensino fundamental da escola bilíngue Maple Bear nesta sexta-feira, 18. A visita integra disciplina que estuda insetos, denominada “Bee”. O objetivo é propiciar aula prática pela qual os estudantes possam ver e tocar os exemplares expostos.

O laboratório contabiliza mil insetos separados por ordem em 22 caixas; eles são coletados por graduandos dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, da Ufac. “O laboratório recebe esse material, faz uma triagem, seleciona o que estiver bem conservado e depois leva para espaço de conservação”, contou o técnico e coordenador do laboratório, Lucas Martins.

As crianças, na faixa etária de quatro anos, inicialmente verificaram os exemplares por ordem entomológica: besouros, mariposas, borboletas e gafanhotos; depois puderam tocá-los.

“Nessa unidade os alunos vão aprender sobre todos os tipos de inseto; e tivemos a oportunidade de trazê-los ao laboratório”, disse a coordenadora da Maple Bear, Catrine Mota. “A metodologia da escola preza muito pela prática, experiência e vivência. Fazer com que as crianças vejam os bichos que elas estudaram teoricamente durante algumas semanas é o que queremos, para que sintam e entendam o ciclo de vida dos insetos.”

O projeto de extensão Entomologia na Escola, criado pelo técnico Lucas Martins e pelos professores Adalberto Hipólito e Farley William recebe, todos os anos, alunos de escolas públicas e privadas para visitas. O Laboratório de Entomologia fica aberto para as comunidades interna e externa.

Laboratório de Entomologia recebe crianças da escola Maple Bear

(Ingrid Guedes, estagiária Ascom/Ufac)