Ensino

Mestrado em Geografia tem solenidade de aula da 1ª turma

publicado: 23/09/2019 17h08, última modificação: 18/11/2022 16h10
Geografia.jpg

A Ufac realizou aula inaugural da primeira turma do mestrado em Geografia, formada por 12 estudantes, na tarde desta segunda-feira, 23, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede. O programa visa formar pesquisadores na área, com foco na Amazônia sul-ocidental do Estado e na região da fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru. 

“A área de pesquisa e pós-graduação tem se destacado neste primeiro ano de nossa gestão na administração superior”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino. “Nós acreditamos na educação pública, gratuita e de qualidade, essa é a nossa luta. Para além da questão orçamentária estamos mostrando nossa importância, o que nos deixa esperançosos é o apoio que recebemos da sociedade.”

Segundo o coordenador do mestrado, Silvio Simeone da Silva, esse é o início de um projeto almejado há muitos anos. “Inicialmente, quando o curso foi aprovado, a ideia era fazer um grande evento para dar início a esse programa”, lembrou. “Mas as condições econômicas e políticas do país hoje não nos permitem fazer tanto, mas isso não diminui a importância deste evento nem da batalha que temos pela frente.” 

A aula inaugural contou com a palestra do professor Cristovão Henrique, intitulada “A Geoeconomia da Amazônia em Tempos de Crise”. Também participaram da solenidade o diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, José Dourado; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho.